Recomendações para o uso seguro da Internet


Para uma utilização mais segura da internet, deve-se tomar alguns cuidados, e para facilitar a vida de nossos assinantes, disponibilizamos algumas dicas simples para diminuir os riscos. Para tal proteção, passa a ser necessário a utilização de aplicativos extras no computador.

Apenas para auxilia-lo na procura de tais softwares, colocamos alguns links, porém ressaltamos que os programas em questão são de responsabilidade das empresas que os disponibilizam, e que também alguns deles são pagos.

A primeira e básica regra de segurança para a rede mundial, e jamais abrir (executar) arquivos de extensões desconhecidas, que venham anexados a mensagens recebidas. Principalmente de remetentes desconhecidos ou arquivos e mensagens não solicitadas. Outro cuidado essencial e com relação as senhas, pois grandes prejuízos podem ocorrer devido a sua ma utilização.

Jamais a divulgue a terceiros e nunca responda a mensagens solicitando as mesmas, pois e comum pessoas mal intencionadas se passarem por prestadores de serviços (provedores, por exemplo) e solicitarem sua senha. Este não é um procedimento padrão de nenhuma empresa confiável.

NUNCA utilize como senhas nomes pessoais, sobrenomes, apelidos, datas de aniversário, números de telefone, etc.. Estas informações serão as primeiras a serem utilizadas numa eventual tentativa de acesso indevido.

Tenha criatividade, utilize senhas compostas por letras e números, de forma que não possam ser pronunciáveis e altere suas senha periodicamente, de tal maneira que dificulte ainda mais a utilização indevida.

No caso de vírus não se trata de uma dica, mas sim de uma necessidade para todos os usuários de informática que desejam uma proteção aos seus arquivos pessoais.

Está necessidade não decorre apenas para arquivos recebidos através da internet, pois também existem diversos outros vírus que se propagam por meio de de CDs ou DVDs de programas "piratas", pen-drives, celulares e câmeras digitais infectados dentre outros meios, ou pela simples abertura de uma página ou WebSite e principalmente quando se faz downloads de músicas e softwares ilegalmente.

Além do risco de ter suas informações "roubadas" por desconhecidos, a maioria dos vírus atrapalham a conexão com a internet, tornando-a lenta e instavel, além da causar danos aos programas e arquivos do computador infectado.

Ressaltamos que como surgem novos vírus diariamente, o usuário deve preocupar-se em manter o antivírus sempre atualizado para uma proteção eficaz.

Os antivírus pagos mais conhecidos são McAfee, Kaspersky, Avira, AVG e o Norton dentre outros. A maioria dos antivírus citados tem a versão gratuita (embora bastante limitada) disponível na internet.

Muito cuidado também com os spywares, malweres e adwares. Tratam-se de pragas virtuais especificas, especialmente aqueles arquivos ilegalmente embutidos em sharewares para monitorar e traçar um perfil comercial do usuário. Eles infectam sua máquina e monitoram toda sua atividade on-line. Além de monitorar tudo que e digitado no computador, eles acabam com sua privacidade e também contribuem para o aumento de mensagens não solicitadas (SPAM) que você recebe em sua caixa de entrada.

Existem diversos programas para proteção contra as pragas virtuais disponiveis na internet.

A utilização de firewalls pessoais são de grande importância. Os firewalls são aplicativos que gerenciam o acesso de outros aplicativos a redes e a internet, de forma que pode-se evitar o acesso não autorizado através de "portas" abertas em computadores pessoais. Existem inúmeros softwares disponíveis na internet.

Outro item a ser observado e a proteção as nossas crianças, principalmente o acesso a sites pornográficos, violentos ou de conteúdo perigoso ou discrinatório. Existem ferramentas para controle de acesso que fazem uso de Inteligência Artificial usando filtros para bloquear sites com material inadequado e também bloquear acesso a sites específicos, tendo apenas que adicionar o endereço do site. Existem diversos softwares gratuitos e pagos a disposição na internet.

São aplicativos de fácil utilização e configuração, rodam discretamente no computador e controlam toda a comunicação do PC. Exemplos de softwares: PureSight Home Edition, NetFilter Família 2.39W e NetNanny dentre outros.

Para as empresas, existem softwares para impedir a ma utilização da Internet, com excelente relação custo/benefício. De fácil configuração, estes software autorizam apenas o acesso aos sites e chats necessários ao bom funcionamento da empresa.

Principais locais para para downloads dos programas acima citados: www.superdownloads.com.br ou www.baixaki.com.br

Observe as dicas acima e navegue com tranquilidade.

Equipe da ADA Unai On Line Ltda  


Formulário de contato

Entre em contato conosco atráves do formulário abaixo.

Outros contatos

Telefones:

Fixo: (038) 3676-3550
Cel: (038) 98825-3849 (Vivo)

Email: